Press "Enter" to skip to content

Escola de governo inova com portal virtual

O Portal Único de Escolas de Governo, o EV.G, oferta capacitação a distância no serviço público brasileiro e qualquer interessado tem acesso aos conteúdos.

A escola de governo

Organizado pela Escola Nacional de Administração Pública – Enap e com apoio do Laboratório Latitude, a Escola Virtual de Governo consiste em um conjunto de serviços disponibilizados em uma plataforma online. Para o servidor ou cidadão que busca capacitação no serviço público, o Portal oferece um catálogo de cursos unificado das principais escolas de governo e centros de capacitação da Administração Pública.

Estatísticas

O portal disponibiliza dados e informações relativas à capacitação de servidores públicos, temas de maior interesse, distribuição nacional das capacitações, entre outros indicadores, de forma aberta, tempestiva e dinâmica. O acesso facilitado a dados reais e precisos permite não apenas o controle social, mas também a análise de informações de acordo com as mais variadas necessidades.

Ambiente Virtual

Seguindo as tendências educacionais mais recentes, a Escola Virtual.Gov oferece uma plataforma MOOC que sustenta a oferta de cursos de curta e média duração, abertos e gratuitos, como alternativa de formação mais aderente ao desenvolvimento rápido de competências para o trabalho.

Voltado para grupos menores e personalizados, combina recursos e tecnologia virtual com engajamento pessoal entre professores e alunos. Suporta cursos oferecidos em formato misto, baseados na metodologia de “sala de aula invertida” ou “flipped classroom”.

Instituições participantes:

  • Ancine;
  • ApexBrasil;
  • Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade;
  • Comissão de Ética Pública;
  • Defensoria pública da União;
  • Empresa Brasil e Comunicação – EBC;
  • Escola da AGU;
  • Escola Governar – Amazonas;
  • Escola Nacional de Administração Pública – Enap;
  • Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducaional – Espi/Semad;
  • Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União;
  • Ministério Público do Distrito Federal e Territórios;
  • Secretaria Nacional de Cidadania do Ministério dos Direitos Humanos;
  • Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro – TCE RJ;
  • Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

História da Escola Virtual de Governo

No período entre 2013 e 2016, a Enap conseguiu uma série de avanços no campo da educação a distância. Entre esses avanços, é possível mencionar o significativo aumento da quantidade de cursos ofertados (100%) e dos certificados emitidos (400%), bem como a internalização dos serviços de hospedagem e administração do seu ambiente virtual de aprendizagem, de produção multimídia e de planejamento educacional.

No mesmo período, ao contrário do que aconteceu com a Enap, muitas escolas de governo e centros de capacitação experimentaram um cenário de restrições e oscilações no que se refere à infraestrutura e à disponibilidade de recursos e de pessoal. Vivendo esse contexto de restrições orçamentárias, algumas instituições federais buscaram a Enap como alternativa para hospedagem de seus cursos, enquanto outras instituições, principalmente estaduais e municipais, limitaram-se a ofertar cursos cedidos, sem obter avanços no desenvolvimento de novos cursos e no campo da inovação.

Diante desse cenário, a Escola Virtual de Governo surgiu, em 2017, como uma proposta para superar a fragmentação dos serviços de hospedagem e gestão acadêmica, buscando garantir a continuidade dos serviços de capacitação a distância do serviço público e solucionar problemas estruturantes que tenham origem na oferta descentralizada de cursos.

Para maiores informações acesse: https://evg.gov.br.

Fonte: Escola Virtual de Governo.

Be First to Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *