Os Estados Unidos formalizaram nesta quinta-feira (23), em Paris o apoio da entrada do Brasil na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), após a promessa feita pelo presidente Donald Trump a Jair Bolsonaro em março.
Além das expectativas do governo brasileiro, a mudança da posição americana sobre o Brasil na instituição desbloqueia o processo de ampliação da entidade, que estava sendo considerado “morto” desde a reunião de Buenos Aires, no ano passado, segundo uma fonte do governo.
Em entrevista coletiva, o secretário-geral da OCDE, José Ángel Gurría, confirmou a informação “Temos uma posição diferente sobre o Brasil agora”, disse, sem dar mais detalhes.
“Não tínhamos certeza de que os EUA iriam confirmar isso claramente e o resultado veio melhor”, avaliou uma fonte. Apesar de não se tratar de uma decisão em si, a mudança é vista como um movimento importante. “Após um período meio morto de Buenos Aires e com o assunto meio caído, agora com o apoio ao Brasil o tema [de ampliação] foi retomado.”
O presidente Jair Bolsonarou republicou no Twitter uma publicação da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil sobre o assunto.
Fonte: Dinheirama
Be First to Comment